Sobre Pirituba

bairro do Pirituba

O Bairro Pirituba nasceu a partir de uma fazenda adquirida pelo coronel Anastácio de Freitas, que veio a ser adquirida pelo brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e a Marquesa de Santos. Em 1917 a fazenda foi adquirida pela Companhia Armour, e a área destinada à criação de gado de corte foi dada à Cia. City, que urbanizou esta região. Atualmente, é um dos pólos industriais da cidade, com várias indústrias instaladas e residências diversas (com grande aumento de edifícios, além da retirada total de favelas na região e deslocamento para os CDHUs de outros bairros), que fez com que os imóveis em Pirituba tivessem uma grande valorização.

A origem do seu nome é o resultado da justaposição da palavra tupi piri ("taboa", planta que nasce em brejos) com o aumentativo tuba ("muito"). Há também uma outra teoria sobre o nome: na região havia uma lagoa denominada "Pirituba", pois segundo dados históricos, havia na região um brejo, resultante de um dos braços do rio Tietê que passa próximo, daí o brejo ou a lagoa de Pirituba.

Pirituba teve um dos primeiros times de rugby do Brasil. Há uma forte tradição em beisebol, sendo o distrito de São Paulo com o maior número de praticantes não-nipônicos deste esporte. O grupo de rap RZO fez duas canções com o nome do distrito, intituladas "Pirituba" e "Pirituba Parte 2".

Possui um dos clubes holandeses mais tradicionais de São Paulo, a Casa de Nassau, e no decorrer dos tempos sofreu forte influência de colônias de ingleses, de russos e de italianos que vieram trabalhar nas indústrias da região no início do século XX. O distrito também é cortado pela Linha 7 da CPTM, antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

A região também tem duas aldeias indígenas, Tekoa Ytu e Tekoa Pyau, chefiada pelo cacique Fernandes. É em Pirituba também o início da Rodovia dos Bandeirantes, que vai até a cidade de Cordeirópolis, SP.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Pirituba na cidade de São Paulo.

Blog do Guia do Bairro Pirituba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Pirituba por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Norte

Anhagüera, Freguesia do Ó, Lapa, Osasco

Dados Principais sobre Pirituba

População 163.696 hab. (2010)
Renda média R$ 1.122,10
IDH 0,841 - elevado
Subprefeitura Pirituba
Região Administrativa Norte
Área Geográfica 1

Vídeo sobre o bairro de Pirituba
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Pirituba

Mapa Pirituba - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Pirituba

 

   
  Sobre o EncontraPirituba
Fale com EncontraPirituba
Anuncie no EncontraPirituba
Cadastre sua Empresa no EncontraPirituba (grátis)



Termos EncontraPirituba | Privacidade EncontraPirituba


Bandeira da cidade de São Paulo