Parque Cidade de Toronto em Pirituba

Parque Cidade Toronto - PiritubaOpção de passeio ao ar livre, para caminhadas leves próximo a saída da Rodovia dos Bandeirantes, com acesso pela Marginal do Tiete sentido Penha-Cebolão, pista local, saída a direita assim que passar por baixo do viaduto.

Ao redor do parque pode ser feito passeio a pé ou de moto, com belas residências e ruas tranquilas.

História

Inaugurado em julho de 1992, em uma área remanescente do loteamento “City América”, o Parque Cidade de Toronto nasceu de um programa de Cooperação Técnica entre as Prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, que tinha como objetivo propiciar aprimoramento profissional, consultoria e transferência de “know-how” entre os técnicos das duas cidades. Este Parque é também fruto de uma reivindicação da população local, que há muito vinha solicitando sua construção para evitar os constantes acidentes que ocorriam no lago, procurado como uma forma de lazer na região. Foi esse mesmo lago, elemento comum na paisagem canadense, que motivou a escolha do local para o intercâmbio entre as duas Prefeituras.

Fauna

Os brejos e o lago constituem grande parte da área do Parque, que apresenta, por isso, uma fauna com morada e hábitos típicos desses ecossistemas. No brejo os animais encontram abrigo, alimentação abundante e locais privilegiados para a construção de ninhos protegidos de predadores. Vivem no Parque frangos-d’água, martins-pescadores-grandes, socós-dorminhocos, biguás, garças-brancas-grandes, preás, cobras-d’água e jararaquinhas-do-campo.

Flora

O Parque passou por um processo de recuperação de áreas degradadas com a implantação de 120 espécies de árvores nativas para proporcionar a proteção de encostas contra erosão, reduzir o assoreamento do lago, melhorar a qualidade da água, proteger as nascentes, preservar e enriquecer o ecossistema local.

Foram plantadas espécies nativas encontradas às margens de bacias hidrográficas para a formação de mata ciliar. São também encontradas plantas aquáticas, e outras árvores distribuídas de maneira esparsa possibilitam sombreamento em locais de passeio. Marcando o convênio Brasil-Canadá, foi implantado um bosque de coníferas, vegetação característica da paisagem canadense.

Horário de Funcionamento: Das 6h às 18h

Parque Cidade Toronto em Pirituba
Avenida Cardeal Mota, 84 - City América - Bairro Pirituba - São Paulo - SP
CEP: 05121-240
(11) 3648-0579




  Sobre o EncontraPirituba
Fale com EncontraPirituba
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Pirituba no Facebook siga o Encontra Pirituba no Twitter Encontra Pirituba no Google+


Termos EncontraPirituba | Privacidade EncontraPirituba