Parque Rodrigo de Gásperi em Pirituba

Parque Rodrigo de Gásperi - PiritubaO Parque Rodrigo de Gásperi, anteriormente chamado de Parque da Lagoa ou Parque de Zatt é um parque localizado no distrito de Pirituba, na zona norte da cidade de São Paulo. O Parque Rodrigo de Gásperi recebeu este nome devido á morte de um adolescente de apenas 13 anos,chamado Rodrigo de Gásperi em um confronto entre torcidas organizadas em um clássico jogo de futebol entre os times brasileiros "São Paulo Futebol Clube" e "Sport Clube Corinthians Paulista" no ano de 1992, em que o adolescente foi atingido por uma bomba caseira atirada na torcida onde estava e não resistiu. O Parque Rodrigo de Gásperi recebeu esse nome como um alerta ao poder público para a crescente onda de violência no futebol brasileiro. Antes da formação do parque,o parque era conhecido como Parque da Lagoa, onde as pessoas pescavam e nadavam. A lagoa foi aterrada e o córrego foi canalizado, devido ao grande número de afogamentos e ao avançado assoreamento. A pedido da comunidade foram contruídas quadras poliesportivas, campo de futebol, quadra de bocha, malha, mesas com tabuleiros de xadrez, e dama e mesas de pingue-pongue. Atualmente o Parque Rodrigo de Gásperi também conta com bancos, bebedouros, sanitários e vestiários. Visando atrair pássaros foram instalados ninhos artificiais, comedouros e árvores frutíferas.

Infra–estrutura
Parque Rodrigo de Gásperi - Pirituba

Pista de caminhada, paraciclos, quadra de campo, quadra de bocha, quadra poliesportiva, sanitários e playground.

Fauna

Apresenta 20 espécies de aves como rolinha, quero-quero, beija-flor-tesoura, relógio, sabiá-laranjeira, sabiá-do-campo, joão-de-barro e sanhaçu-cinzento. Há algumas aves migratórias como o suiriri e a juruviara. Em áreas com muitas gramíneas pode-se avistar o tiziu com seu comportamento singular de corte.

Flora

Áreas ajardinadas e bosques com espécies nativas e exóticas, como eucalipto-prateado, angico-branco, aroeira-mansa e jambo. Destacam-se agrupamentos de sete-capotes, casuarinas, seafórtias, ipês-de-el-salvador e araribás.

Particularidades

O Parque Rodrigo de Gásperi é conhecido popularmente como Parque da Lagoa, pois anteriormente havia no local uma lagoa e um córrego onde as pessoas pescavam e nadavam. Posteriormente, a lagoa foi aterrada e o córrego canalizado. Foi construído um campo de futebol e um vestiário no terreno, cedendo-o para uso dos clubes locais. Os moradores do bairro solicitaram, então, a abertura de um parque aproveitando todo o terreno.

Parque Rodrigo de Gásperi em Pirituba
Avenida Miguel de Castro, 321 - Bairro Pirituba - São Paulo - SP
CEP: 02950-000
(11) 3974-8600




  Sobre o EncontraPirituba
Fale com EncontraPirituba
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Pirituba no Facebook siga o Encontra Pirituba no Twitter Encontra Pirituba no Google+


Termos EncontraPirituba | Privacidade EncontraPirituba